Modelo Fotográfica, Modelo Fotográfico ou Modelo Comercial?

Como muita gente ainda tem dúvidas sobre esses termos, a YOU models preparou esse texto para acabar de uma vez por todas com essa confusão.

Dos anos 80 até os anos 90 era muito comum usar os termos MODELO FOTOGRÁFICO ou MODELO FOTOGRÁFICA para caracterizar os modelos que hoje em dia chamamos de MODELOS COMERCIAIS.

Os artigos "O" ou "A" eram usados no final da termo modelo fotográfico, para diferenciar um modelo masculino de um modelo feminino... Mas com o passar do tempo, a MÍDIA" de uma maneira geral, entendeu que essa categoria de modelos não faz apenas trabalhos fotográficos , mas também atuam em filmes publicitários, ações de marketing/eventos e até em desfiles de alguns produtos adequados à esse perfil, como por exemplo, desfiles de calçados, (onde geralmente os fabricantes preferem modelos com pés pequenos).

Hoje em dia essa categoria de modelos definitivamente é chamada de MODELOS COMERCIAIS.

Mas existem diferenças entre as categorias de modelos? Sim, existem muitas diferenças.

Atualmente existem basicamente dois perfis de modelos e seus subtipos conforme explicamos a seguir:

Modelo Fashion e Modelo Comercial.

Modelo fashion:
Os critérios e regras exigidos para ser um modelo fashion de sucesso, são bastante rigorosos, principalmente em relação às medidas.

As meninas precisam ter um biotipo magro e longilíneo, geralmente com altura acima de 1:74m/1:75m até 1:82m/1:83m, bem sequinhas, com quadril igual ou menor que 88cm, e cintura fina em torno de 60cm a 63cm, já que esse corpo será um cabide para vestir roupas de tamanho único feitas exclusivamente para a apresentação inaugural de uma coleção, nos manequins 38, na maioria das vezes 36 e pasmem até no manequim 34 !! (no padrão europeu). A Beleza deve ser óbvia, mas isso é muito relativo, já que muitos modelos fashion de sucesso tem um certo exotismo e nem sempre possuem um rosto que agrada à um consenso geral de beleza. Na realidade a beleza exótica é muito valorizada no modelo de padrão fashion.

Os rapazes de perfil fashion que fazem sucesso são altos, acima de 1:80m até 1:92m, geralmente bem magros e de preferência com corpo bem definido ou "trincados", mas nunca "bombados"! Da mesma maneira que as meninas, meninos de beleza exótica são bem-vindos nos desfiles e fashion shows.

Modelos no padrão fashion de sucesso, frequentam as passarelas de grandes desfiles nacionais e internacionais, posam para os editoriais de moda das revistas mais badaladas, fazem campanhas de moda para grandes estilistas e suas grandes marcas e produtos, enfim vivem o mais puro glamour do mundo da moda. Alguns se tornam tops, ganhando verdadeiras fortunas. Mas o começo, como de qualquer modelo é sempre difícil, as coisas não acontecem rápido, e recebem muitos nãos antes de cair nas graças de alguém importante desse meio que faz sua carreira começar a acontecer... ou seja, fora todas as exigências é necessário até uma boa dose de sorte! Por isso o ideal é começar a carreira cedo, de preferência a partir dos 13, 14 anos, para quando chegar aos 18 já terá uma boa experiência de mercado.

Modelo comercial:

É um perfil bem mais democrático do que o de modelo fashion, pois não exige medidas exatas ou pré-estabelecidas, pois os modelos comerciais atuam em um leque enorme de mercado e de possibilidades. Podem fazer campanhas publicitárias para uma gama enorme de produtos de A a Z... de sapatos à carros, de serviços à shampoos, campanhas de moda jeans, biquinis, lingeries. Participam de comerciais ou filmes publicitários, programas de televisão, fotos editoriais e publicitárias para anúncios, posam para look-book de e-commerces, fazem show-room para marcas de moda e até atendem o público em feiras de produtos. Apesar de não precisar necessariamente ser super altas, as meninas devem ter um belo corpo, de preferência sequinhas mas sem necessariamente ser magérrimas. Um belo sorriso ajuda bastante nos trabalhos publicitários e cabelos bem cuidados podem atrair trabalhos de cosméticos. Altura a partir de pelo menos 1:70m mas existem casos de modelos comerciais de sucesso até com menos de 1:67, compensados é claro por uma alta dose de fotogenia ou beleza... Os rapazes de preferência devem ter acima de 1:78m, corpos definidos e bem cuidados, mas novamente nesse caso os muito "bombados" não são muito bem-vindos já que a fotografia acrescenta mais peso e mais volume ao resultado fotográfico ou de vídeo.

Modelo de publicidade:

a publicidade de maneira geral precisa vender todo tipo de produtos e serviços, para todos os públicos, desde bebês até a terceira idade. Portanto exibe nas campanhas publicitárias os mais variados perfis de modelos com o objetivo de aproximar o público consumidor do produto ou serviço a ser vendido. Por esse motivo existe um grande mercado de oportunidades para perfis “mais comuns”. Isso não significa que qualquer pessoa tenha perfil para ser modelo publicitário. Apesar de não serem exigidos padrões definidos de medidas e beleza, para se fazer sucesso nesse perfil é fundamental ter carisma, fotogenia, bom sorriso, simpatia e facilidade de expressão facial e gestual, para encarar os mais diversos papéis como: gerentes de banco, médicos, donas de casa, estudantes, pacientes, atendentes, enfim, são inúmeras as possibilidades. Atores e Atrizes atuam muito em filmes publicitários, já que na maioria desses filmes é preciso muita qualidade de atuação além de preencher a exigência de possuir registro DRT. para poder atuar falando em comerciais.

Modelo plus size:

Há alguns anos a moda percebeu uma lacuna de mercado. Até então não se pensava em fabricar roupas para atender especificamente ao exigente público tamanho GG. Era o ponto de partida para um novo segmento: a Moda Plus Size. Surgiram várias marcas de moda plus size, e as marcas já existentes passaram também a ampliar a grade de numeração até os tamanhos extra grandes. Com as campanhas de moda plus, veio também a necessidade de modelos específicos neste perfil, tanto femininos quanto masculinos. Neste novo mercado, os modelos plus size vêm ganhando a cada dia mais destaque, sendo procurados por essas griffes.

Ao contrário do que muitos pensam, não basta ser gordinho ou gordinha para ser modelo plus size. Há padrões que precisam ser respeitados, e que basicamente são: manequim de 44 a 52 (dependendo da marca), altura relativa, mas de preferência acima de 1,68m para mulheres e 1,75 para homens, corpo bem proporcional com relação peso/altura, para vestir bem e valorizar as roupas tanto em fotos quanto em vídeos, beleza é sempre bem vinda, mas fotogenia é fundamental. Um belo sorriso também ajuda bastante. Como qualquer outro perfil de modelo, o plus size também precisa se cuidar para manter o corpo em ordem, o peso ideal e permanecer no mesmo manequim (para vestir bem as peças piloto das coleções em sua numeração original, que são fabricadas exclusivamente para a fotografia de catálogos), ter pele e cabelos bem cuidados, e sempre buscar melhorar algo em seu corpo que valorize a profissão.

Modelo infantil:

As crianças atuam tanto na publicidade quanto na moda, dependendo de seu perfil de idade que vai de baby até os pré-adolescentes, ou seja, de poucos meses até os 14/15 anos (categoria “teen”). Para atuar na área de moda, é necessário ter um corpo proporcional e vestir bem. Além de beleza precisa ter ótima fotogenia, simpatia e principalmente gostar muito de ser fotografado, pois muitas vezes as produções exigem horas de disponibilidade. Já para atuar na publicidade, mais importante que a beleza e tipo físico, é ter carisma, espontaneidade e sorriso fácil. Em ambas as áreas é fundamental que a criança realmente se sinta à vontade e feliz nos sets, para que esse trabalho seja mais uma diversão do que uma responsabilidade. É importante que os pais entendam que a criança que faz sucesso nesse meio, naturalmente demonstra seu dom desde cedo e tem vontade própria de atuação, para que nunca seja forçada a participar apenas porque tem um rosto bonito ou porque todos falam que os pais estão perdendo tempo ao não colocar seu filho para ser modelo, o que é muito comum.

O mercado é bem grande mas também é bastante concorrido. Passar por uma avaliação sincera em uma agência séria é o primeiro passo para saber se a criança leva jeito para ser modelo, antes mesmo de se fazer um book fotográfico e sair por aí apresentando para o mundo inteiro!

Uma regra comum para todos os tipos de modelos são as virtudes, pois são elas que fazem qualquer modelo crescer na carreira e permanecer nesse disputado universo. Fazem parte desta lista a simpatia, comunicação, educação, humildade, atitude, responsabilidade, profissionalismo, pontualidade e jogo de cintura para encarar qualquer novo desafio.

Se identificou agora? Entre em contato com nosso departamento de new faces (novos talentos) pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.